Formar um ótimo roteiro é fundamental para criação de uma exposição de sucesso. A maioria das pessoas abrem o PowerPoint e começam a pôr slides sem fazer um planejamento prévio. A realidade é que as melhores apresentações que assistimos, tal como os melhores videos, têm como base um ótimo ROTEIRO.
Eu conheço o público que vai ver minha palestra? Que recursos terei disponível no recinto? Quanto tempo terei disponível? Uma dica primordial pro TEMPO: Sempre esteja preparado pra fazer tua exibição em METADO do tempo planejado. Deve esclarecer as razões? Mensagem principal - Faça as pessoas pensarem: - Por que devo prestar atenção?
Que dificuldade (Dor) está sendo resolvida? Como a IDEIA será executada? Fazendo as pessoas pensarem “Por quê? Diversas apresentações começam com uma tela inicial e o tópico da aula ou palestra. Uma exposição deste conteúdo poderia começar com uma tela assim, certo? Isto não estimula as pessoas a pensarem “Por que devo prestar atenção?
Fazer boas apresentações podes ser um trampolim para sua carreira! Isso estimula a pessoa a prestar atenção. Pela palestra a respeito do Círculo Dourado no TED, Simon Sinek sintetiza com excelência as razões para as pessoas seguirem os grandes líderes. Visualize a palestra completa. O ser humano aprende através de histórias e, em um mundo saturado de informações, saber contar boas histórias pode ter tornar alguém inesquecível. Nenhuma histórias fica completa sem um VILÃO. Em uma exposição não é contrário e sem um vilão em sua exibição, você corre o risco de se tornar o vilão. Pense que você é diretor de uma empresa e vai exibir uma ideia pra usar soluções de “Cloud Computing” (Computação nas Nuvens) pra área de tecnologia da empresa.
As pessoas poderiam te ver como uma ameaça pra seus empregos. Entretanto, se você contextualizar que no mercado mundial as organizações mais lucrativas e eficientes estão migrando para soluções de Cloud Computing, enquanto empresas que não investem nesta tecnologia estão enfrentando problemas. Você deixa de ser o vilão! No lançamento do iPhone em 2007, Steve Jobs oferece uma verdadeira aula a respeito como fazer uma extenso exibição. Realmente compensa sublinhar o trecho onde ele esclarecer que o vilão é o TECLADO. O que Thomas Jefferson e Steve Jobs tinham em comum? Ambos gostavam de utilizar o fundamento do 3 para exibir ideias. Thomas Jefferson cita três princípios na constituição americana: Existência, Independência e busca da Felicidade. Steve Jobs lançou o iPhone postando que seriam três produtos: Um iPod, um telefone e um comunicador de web incrível.
Três pretextos são sempre suficientes e as pessoas memorizam com facilidade. Crie uma boa história, faça as pessoas pensarem “Por quê? Planeje antes de destinar-se para o pc e use mapas mentais. Esta é uma das técnicas mais seguros pra aprender e planejar. Ver de perto postagem “Como fazer mapas mentais“. O que você espera que aconteça no término da exposição? Que o cliente aprove a proposta?
O agendamento de uma nova reunião? Que as pessoas sejam inspiradas? Visitas ao web site da corporação? Aprendam a usar uma nova tecnologia? Muitos apresentadores apresentam os produtos, serviços e a história da empresa e esquecem de definir um intuito claro. A inexistência de um propósito claro faz as pessoas criarem apresentações longas e desnecessárias.