A SciELO Brasil conta na atualidade com cerca de 270 revistas, uma coleção dos principais títulos científicos nacionais acessíveis em acesso aberto pela internet. A avaliação foi feita por Abel Packer, coordenador do programa SciELO, em uma reunião de avaliação do programa consumada no dia vinte e dois de outubro, na véspera da abertura oficial da conferência de comemoração dos 15 anos da Rede SciELO.
O evento Está Aberta Temporada De Capacitação Profissional , em São Paulo, que termina no dia 25, reúne especialistas em pesquisa e intercomunicação científica de 25 países para debater a comunicação científica em acesso aberto e os desafios pro desenvolvimento dos periódicos científicos. “Está ocorrendo um fenômeno impressionante no Brasil: a publicação cada vez superior de postagens científicos em inglês nas revistas nacionais”, comentou Packer.
Do total de artigos publicados nas revistas brasileiras pela SciELO Brasil, 16% estão disponibilizados, simultaneamente, em português e inglês, mostrou o coordenador do programa. “O aumento no número de posts publicados em inglês ou em português e inglês é consequência de um interesse muito enorme e custoso das sociedades científicas, dos editores e das próprias publicações”, argumentou Packer.
“Esse esforço deve prosseguir para sermos competitivos pela publicação dos resultados das nossas pesquisas e não nos relegarmos à situação de que fazemos apenas ciência em grau nacional”, avaliou. “ Udemy Brasileiro é Conhecido Pelo MEC? que afetam o desempenho das coleções de periódicos da Rede SciELO”, disse Packer pela solenidade de abertura do evento.
Ainda é contínuo, a título de exemplo, o atraso pela Escola Veiga De Almeida . A fim de superar esses problemas e ampliar a visibilidade das coleções, os países integrantes da Rede SciELO adotaram um conjunto de linha de ações já implementado na SciELO Brasil nos últimos 2 anos. Entre as linhas de ação definidas estão instaurar indicadores padronizados de seguimento da qualidade dos periódicos e das coleções nacionais; profissionalizar e internacionalizar as funções, processos e conteúdos editoriais; e instaurar ações de disseminação e marketing. “A ideia é desenvolver e implementar uma estratégia de publicação por intermédio da qual as publicações indexadas na SciELO sejam integradas, ativas e sustentáveis e formem um grupo internacional de coleções”, disse Packer.
Em seu pronunciamento na abertura 5 Informações De Viagem Para que pessoas Vai Fazer Concurso Público do evento, Packer agradeceu o financiamento da FAPESP à Rede SciELO desde que foi lançada, em 1998, e que garante cerca de 90% da operação do portal brasileiro. Por tua vez, Celso Lafer, presidente da FAPESP, disse que a Fundação tem muita euforia em ser financiadora de uma atividade tão primordial como a desempenhada na Rede SciELO.